Baba Marta é também conhecida como Vovó Março, Deusa do nascimento e da Primavera. Simbolizava o equilíbrio da criação e da destruição, sendo representada ora como uma Velha do Inverno num dia, ora como Donzela da Primavera no outro, rejuvenescendo em águas sagradas.
Baba significa “avó”, “parteira” e Marta vem de “mart” (março em búlgaro). É Ela quem tem o poder de trazer vida ao mundo, de alterar a Realidade, o que era, o que é e o que vai ser. Deusa dos novos começos, ela representa a ciclicidade da vida.
Uma de suas lendas diz que quando feliz, o céu ficava azul, o sol brilhava, o dia era lindo, mas quando brava, o inverno era cinzento e duraria mais.
Baba Marta só visitaria casas limpas, então no final de fevereiro as pessoas faziam a limpeza da primavera para que as coisas velhas fossem embora, permitindo que novas benções entrassem em suas casas.
Até hoje, na Bulgária, celebra-se o dia de Baba Marta, nos dias 1 e 2 de Março e acredita-se de que se as mulheres trabalhassem nesses dias, Baba Marte ficaria furiosa, destruindo as colheitas. Portanto as mulheres passam este dia orando à Ela, pedindo bençãos, fatura e boas colheitas.
Em sua homenagem, se confecciona Martenitsi, bonecas femininas (Penda) ou masculinas (Pizho), ou adornos em formato de pompons ou franjas, em fios brancos e vermelhos que servem como amuletos de proteção contra espíritos malignos, assim como para trazer a boa sorte, saúde e abundância durante o ano. A cor vermelha representa a mulher e o branco, o homem.
As Martenitsi são mergulhadas em águas de rios e depois são trocados como presente entre as pessoas, que a devem usar até verem uma cegonha e então as pendurarem em árvores frutíferas ou sob pedras.
Também se coloca no Martenitsi moedas, dentes de alho, pelos de rabo de cavalo, cascas de caracol, miçangas entre outras coisas.
CORRESPONDÊNCIAS
Face da Deusa: Anciã
Fase da Lua: Cheia
Estação do Ano: Primavera
Cores: Vermelho e Branco
Dia: 1 e 2 de Março
Origem: Bulgária e regiões próximas
Oferenda: Martenitsi