Hara Ke é a Deusa das Águas Doces. Conhecida também como Feiticeira das Sementes, ela é uma Deusa da Primavera.
De acordo com as lendas, Hara Ke vive sob o rio Níger, junto com dois dragões: Godj e Goru. O Rio Níger é o terceiro rio mais longo da África Ocidental e acredita-se que os espíritos dos mortos vivem em um Paraíso nas profundezas dele.
Ela trás o crescimento e abundância das colheitas, quando chega a hora de abençoar a Terra, é Hara Ke quem trás as chuvas da Primavera, a vida, o brotar das sementes.
Chega o momento de preparar e limpar o solo, para que Hara Ke possa equilibrar e abençoar abundantemente a terra, com uma colheita farta e próspera. Ela trás a renovação da vida e dos ciclos, a inspiração para o crescimento.
CORRESPONDÊNCIAS
Estação: Primavera
Fase da Lua: Cheia e Crescente
Face da Deusa: Mãe
Elemento: Água
Símbolos: Rio, Sementes, Chuva
Animal: Dragão
Origem: África Ocidental
Cristais: Água-marinha, Calcita Azul, Tanzanita, Cianita Azul, Topázio
Ervas/Óleos: Capim-limão (ou Capim-Cidreira), Laranja, Babosa, Rooibos
Oferenda: Coloque uma tigela com sementes exóticas em seu altar e agradeça-a, ou coloque as sementes no solo e cuide deles em nome Dela. Peça-a a purificação e a benção de suas ferramentas de jardinagem (ou de trabalho), borrifando água doce, para alcançar a prosperidade
Invocação: borrife água doce em sua volta, primeiro em sentido anti horário para eliminar doenças ou tensão, depois em sentido horário invocando Hara Ke, dizendo: “Hara Ke, renove em mim um senso de habilidade renovada. Ao meu espírito, comunique o crescimento, faça da sua casa o meu coração” (pode ser feito durante o banho).