Madder significa “Terra”, “solo”, “ancestral” e Akka “Mulher Velha”, “Grande Avó”, “Espírito Feminino” ou, o mais comum, “Mulher” e era reverenciada por toda a região Escandinávia.
Segundo as lendas, Madder Akka, seu marido Madder Acha e suas três filhas, Sar Akka, Juks Akka e Uks Akka ajudavam a criar vida no útero e protegiam as crianças após o seu nascimento.
Madder Acha criava as almas e as entregava a Madder Akka, que criava o corpo envolta dessas almas, as passava para Uks Akka, se fosse um menino ou para Sar Akka, se fosse uma menina. Então os corpos voltavam a Madder Akka, que colocava a criança no ventre da mulher.
Outra versão é a de que Madder Akka criava os corpos para então Madder Acha colocar as almas. Sar Akka apoiava as mulheres durante o parto, Juks Akka determinava o sexo do bebê e Uks Akka cuidava do recém-nascido.
Ela também tinha o poder de sugerir nomes às crianças para os pais poderem usar.
Embora algumas diferenciações, era Madder Akka que auxiliava e protegia o parto de complicações e da também a criança durante seu primeiro ano de vida, tendo o auxílio de suas três filhas.
Ela também era considerada a Deusa da Terra (Madder), da Natureza, da Magia e do Parto.
CORRESPONDÊNCIAS
Face da Deusa: Mãe e Anciã
Face da Lua: Cheia
Dia: 02 de Março
Elemento: Terra
Origem: Escandinávia, Lapônia, Sami
Para ter o auxílio durante o parto: faça e coma mingau preparado em dedicação à Elas.